Infravermelho (IV) é a energia radiante invisível, a radiação electromagnética com mais longos comprimentos de onda do que os da luz visível , que se estende a partir do nominal vermelho borda do espectro visível a 700 nanómetros ( frequência 430 THz ) a 1 mm (300 GHz ) [1] (embora As pessoas podem ver infravermelho até pelo menos 1050 nm, em experimentos [2] [3] [4] [5] ). A maior parte da radiação térmica emitida pelos objectos próximos à temperatura ambiente é de infravermelhos.
A radiação infravermelha foi descoberto em 1800 pelo astrônomo Sir William Herschel
, que descobriu um tipo de radiação no espectro invisível menos energia
do que a luz vermelha, através do seu efeito sobre um termómetro. [6]
Um pouco mais de metade do total de energia a partir de o Sol
acabou
por ser encontrada para chegar na Terra na forma de infravermelho. O equilíbrio entre a radiação infravermelha absorvida e emitida tem um efeito crítico sobre Terra clima .
A energia infravermelha é emitida ou absorvida por moléculas quando mudam seus rotacional-vibracionais movimentos. A energia infravermelha excita vibracionais modos em uma molécula através de uma mudança no momento de dipolo , tornando-se uma gama de frequências útil para o estudo de estados de energia para estas moléculas de simetria adequada. A espectroscopia de infravermelho examina absorção e transmissão de fotões no intervalo de energia de infravermelhos. [ 7]
A radiação infravermelha é usada em aplicações industriais, científicas e médicas.
Dispositivos de visão noturna, utilizando iluminação infravermelho
próximo ativo permitir que as pessoas ou animais que devem ser
observados sem o observador ser detectado. astronomia infravermelha usa equipado com sensor de telescópios para penetrar regiões empoeiradas do espaço, como nuvens moleculares ; detectar objetos como planetas , e para ver muito vermelho-deslocado objetos desde os primeiros dias do universo . [8]
infravermelhos câmeras de imagens térmicas são usadas para detectar a
perda de calor em sistemas isolados, para observar a mudança do fluxo
sanguíneo na pele, e para detectar o superaquecimento dos aparelhos
eléctricos.
A imagem térmica infravermelha é usada extensivamente para fins civis e militares. Aplicações militares incluem a aquisição de alvos , vigilância, visão noturna , homing e monitoramento. Os seres humanos à temperatura normal do corpo irradiar principalmente em comprimentos de onda de cerca de 10 um (micrómetros). Usos não militares incluem a eficiência térmica análise, monitoramento ambiental, inspecções a instalações industriais, sensoriamento remoto de temperatura, curto alcance de comunicação sem fio , espectroscopia e previsão do tempo .
0 comentários:
Postar um comentário